Bandagem Elástica

Bandagem Elástica
77777777
777777777
7777777
7777777

Bandagem Elástica

A colocação de bandagem elástica cinética funcional, também chamada de bandagem adesiva (tape) ou bandagem elástica neuro funcional, tem como principal função dar apoio e suporte, sem limitar movimentos.

Na podologia é também aplicada como a técnica de esparadrapagem, onde reeduca a curvatura de unhas encravadas ou com onicofoses, dependendo da espessura da lâmina. Auxilia na drenagem e ativa o sistema analgésico, pois, ”alivia” sintomas dolorosos em quedas de arco, inflamações neurológicas, antes de práticas esportivas entre outras, enquanto a bandagem elástica estiver sobre a pele.

Vamos agora conhecer mais sobre técnica de colocação da bandagem elástica!
*EFEITOS FISIOLÓGICOS da bandagem elástica

1. Fortalecimento muscular:
• Promove a contração do músculo enfraquecido.
• Promove a redução da tensão muscular nos músculos hipertônica.
• Aumenta a amplitude do movimento.

2. Correção de alterações posturais:

3. Melhoria da circulação:
• Melhora o fluxo sanguíneo e linfático.
• Reduz a inflamação.

4. Redução da dor:
• Permite que os sistemas de supressão da dor. A dor pode ser desencadeada por diferentes tipos de estímulos. Estes estímulos são classificados em mecânica, térmica e química.
*CONTRA INDICAÇÕES

Bandagem elástica neuromuscular é um método relativamente novo, que ainda está em desenvolvimento. Por esta razão, não há atualmente nenhuma evidência científica sobre provas de contra indicações para a sua aplicação.
Aqui estão algumas contraindicações relativas à aplicação das bandagens elásticas, baseadas no senso comum e experiência:

• Feridas: ser um curativo não estéril, a bandagem elástica neuromuscular não deve ser aplicada diretamente sobre a ferida.
• Alergias: As alergias são incomuns em material de bandagem elástica neuromuscular, mas pode apresentar reações quando aplicada. Em crianças, é importante usar uma tira de teste antes de fazer a aplicação.

• Pele frágil ou irritada: observamos o estado da pele antes de aplicar a bandagem elástica, e em caso da aplicação, ter muito cuidado com as tensões que se aplicam.
•Doenças de pele, como: psoríase, neurodermatite etc.
• Trauma grave: é contraindicada para ter um diagnóstico específico das lesões.
• Trombose pode causar a liberação de um trombo, aumentando a circulação.
• Tipo dinâmico Edema (origem cardíaca ou renal): nestes casos, não deve aumentar ainda mais a circulação sanguínea e linfática.
• Câncer e metástase: nestes casos, não deve aumentar ainda mais a circulação sanguínea e linfática.
• Diabetes pode causar distúrbios nos níveis de glicose, não aplicar a bandagem elástica em áreas onde a insulina é injetada, o que pode aumentar a absorção.
• Na gravidez devemos prestar especial atenção às áreas onde se aplicam a bandagem elástica e as relações segmentares, que podem influenciar o útero ou no eixo hipotálamo -hipófise- ovário.
• Falta de resultados: se após uma ou duas aplicações de nenhum resultado, deve repensar o diagnóstico e a técnica utilizada.

FORMA DE APLICAÇÃO
Distribuição em forma de onda da bandagem elástica sobre a pele.
A aplicação da bandagem elástica na Podologia é de uma tensão de 25% a 50%.

O que é Podologia

Podologia é a ciência que tem como principal foco, o estudo profundo dos nossos pés. A Podologia é uma ramificação das ciências da área saúde.

A palavra Podologia vem do grego: “podo” significa pé e “logos” significa estudo. Assim, podemos definir Podologia como “estudo dos pés”.

         Para nosso corpo, os pés são especiais.

Caminhar sobre os dois pés provê uma plataforma móvel, que nos permitem ir e vir.

A exigência de ficar ereto sobre duas pernas requer uma comunicação especial entre os pés e o resto do corpo. A Podologia veio para permitir a harmonia entre eles.

Para nosso corpo, os pés são especiais.

O Podólogo é um profissional que atua na área da saúde e tem formação técnica em Podologia, que lhe dá capacidade para tratar diferentes níveis de patologias podais. Conhecimento, atualização e principalmente, estudo são os principais aliados do podólogo no decorrer de sua profissão.

O profissional da área da Podologia é capacitado para cuidar das patologias (doenças) que acometem nossos pés.        A Podologia analisa e trata diversas podopatias ligadas aos pés

O tratamento multidisciplinar faz parte do dia-a-dia da Podologia, ou seja, ortopedista, dermatologista, micologista e podólogo formam um conjunto de profissionais que cuidam dessa importante estrutura.

A Podologia também nos esclarece quanto à postura profissional, orientações, higiene e conscientização quanto à esterilização e técnicas convencionais ou inovadoras. Capacitar- se através de cursos na área da Podologia é obrigação de todos os profissionais que querem ser diferenciados em sua profissão.

Preencher a ficha e a anamnese do paciente que será tratado dentro do consultório de Podologia, fazer tratamentos em calos, calosidades, verrugas plantares, unhas encravadas, fissuras, micoses, pé diabético, ressecamento plantar, confeccionar anteparos, protetores, corretores, fazer teste de sensibilidade, avaliação biomecânica, orientar os clientes sobre medidas de prevenção, é da competência do podólogo. A Podologia promove essa capacitação ao profissional que escolheu essa profissão, que como todas, devem ser exercidas com seriedade e determinação.

Pdga. Márcia Nogueira  

Facebook:

[unitegallery banrndbge]

Bandagem Elástica