O que é Onicomicose? Saiba mais em nosso Site

O que é Onicomicose?

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

Para falarmos sobre esse tema, vamos primeiro saber o significado dessa palavra: Onicomicose. Onico significa unha e micos é infecção causada por fungos, portanto, infecção nas unhas causada por fungos = Onicomicose.

O que são fungos?

Alguns fungos podem trazer benefícios ao homem, mas existem outros tipos que podem causar doenças. Os fungos se desenvolvem em locais úmidos, quentes, escuros e com ceratina ou queratina que é uma proteína sintetizada. No caso das micoses das unhas (Onicomicose), o fungo absorve a queratina pela membrana celular, que é uma proteína encontrada nas unhas, no cabelo e na parte externa da pele.

Existem vários tipos de micose e Onicomicose, elas são subdivididas de acordo com o local em que aparecem no corpo e ao fungo que as contamina. As micoses superficiais se manifestam na pele, unhas, cabelo e mucosas das seguintes maneiras: através de coceira e/ou queimação, nas alterações na pele como manchas brancas ou vermelhas, nas fissuras, nas escamações e crostas, em unhas alteradas (“esfarinhadas”, descoladas ou engrossadas) ou no corrimento vaginal.

Existem vários tratamentos para curar a Onicomicose, tanto por via oral (só os dermatologistas podem fazê-lo) ou local (tópica). É muito importante procurar um médico, no caso, um dermatologista, para que ele identifique no exame micológico feito através da coleta, o tipo de fungo que acomete o paciente e assim, prescrever um medicamento.

Reflexologia é uma técnica que utilizamos pontos de pressão, que correspondem aos órgãos específicos do nosso corpo e que, estimulados, promovem o equilíbrio físico e energético.

Juntamente com a reflexologia podemos aplicar a cromo e a aroma terapia. São técnicas complementares que enriquecem o procedimento, deixando o cliente com agradável sensação de harmonia e bem-estar.

A cromo e aromaterapia têm como função equilibrar, corpo mente e emoções do cliente que recebe esse tratamento. A reflexologia por si só, já é eficaz, imaginem com o auxílio das cores e aroma!

Como podemos evitar a contaminação por fungos? Com atitudes preventivas, como por exemplo:

 Tomar banho diariamente

  • Secar bem o corpo (não esquecer os pés)
  • Dar uma atenção especial às unhas dos pés lavando-as com escovinha e sabão, secando-as com secador na temperatura média, previne e trata a Onicomicose.
  • Usar roupas íntimas e meias, de algodão.
  • Manter as roupas lavadas e passadas
  • Não usar roupas e toalhas emprestadas
  • Não usar os mesmos calçados dias seguidos, evitar que sejam apertados ou de materiais sintéticos.
  • Ao frequentar chuveiros e banheiros públicos, usar chinelos de borracha.
  • Usar roupas permeáveis e que não sejam justas

Quanto aos pés, ao primeiro sintoma, procurar um podólogo, que irá iniciar um tratamento multidisciplinar adequado a Onicomicose e orientá-lo com medidas profiláticas e de grande valia.

Lembre-se de que o uso de sandálias é recomendado, pois, a pele e unhas dos pés arejam e tomam sol evitando assim a Onicomicose, a umidade é a grande aliada dos fungos.

O importante é manter-se saudável, com o sistema imunológico equilibrado, pois, como sabemos toda doença, inclusive a Onicomicose, se instala quando estamos com nossa resistência baixa.

Onicoórteses

Técnicas que auxiliam o tratamento de Onicocriptoses, na intenção de modificar seu formato e aliviar a retirada de onicofoses.

Entre em contato!

Cel. Vivo – (11) 99590-0857