Lixas podológicas 

Lixas podológicas

Lixas podológicas Olá colegas!

Sabemos que a Podologia é um ramo da medicina que cuida da saúde dos pés. Sendo assim, a maior preocupação do Podólogo e do cliente que ele atende é, sem dúvida, a esterilização e a personalização dos materiais que serão usados nos pés. Ser atendido e atender com materiais de uso individual e seguro garantem a proteção, tanto para o cliente com para o profissional.

Um dos materiais que são exclusivos, ou seja, utilizados em apenas um cliente e que são totalmente descartáveis, independente da patologia que o cliente tenha ,são as Lixas para Podologia.

Afinal, o que define o termo lixa?

Lixa é um papel com a superfície granulosa composta por minerais, portanto, abrasiva. Utilizada com a finalidade de polir, como por exemplo: madeira, metais entre outros. Foi adaptada para procedimentos estéticos em unhas, e posteriormente, nos atendimentos de podologia.

Sua granulação varia de 16 a 3000, que se refere ao número de grãos de areia por centímetro quadrado. Quanto maior a granulação, mais fina ela é. As lixas mais finas são normalmente utilizadas para polimento.

As lixas podológicas se apresentam em dois tamanhos e com gramaturas distintas: as plantares e as de lâmina.

As lixas plantares possuem geralmente, três centímetros de diâmetro e as de lâmina um centímetro, ambas, se e diferenciam pela gramatura. Onde são rosqueadas ao mandril, que é uma peça de metal com um pequeno parafuso, acopladas à ponta da caneta do micromotor.

O que é gramatura?

Gramatura ou gramagem é o peso do papel, expresso em gramas, referente a uma folha com um metro quadrado. Esse termo também é utilizado para comparar tipos de papéis. Portanto o peso do papel da lixa corresponde á quantidade de grãos que ela contém por centímetro quadrado.

Na podologia, utilizamos as seguintes gramaturas:

Gramaturas:

80/100: Grossas, indicadas mais para região plantar.

120 /150/180/220: Média, as preferidas para as lâminas são as 120 e 150.

280/320: Finas, indicadas para acabamento.

400: Finas para peles delicadas

Em pontos de revenda, se apresentam em pacotes com 100 unidades, tanto as plantares como as de lâmina.

É importante ressaltar que, o profissional tem que contar com o bom senso para escolher a melhor gramatura. Um lixamento feito com a gramatura que não condiz com o tipo de pele dos pés do nosso cliente, pode causar danos com reparação somente em longo prazo, o que prejudica e muito, a reputação do profissional.

Nosso face:

Pdga. e Prof.ª Márcia Nogueira

Mini Currículo

Podóloga, Professora e Coordenadora na área há 20 anos.

Formação: Técnica em Podologia pelo SENAC Vila Prudente/ SP, Superior em Pedagogia pela USP e Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

Cursos: Laser e led terapia, Pé Diabético, Psoríase, Lesões da Pele, Curativos e feridas, Eletroterapia, Onicoórteses, Onicocriptose, Ozônio terapia, Ortoplastia, Bandagens elásticas entre outros.

Especializações em Laser e led Terapia, Ortoplastia, Bandagens Elásticas, Onicocriptose e Pé Diabético. Especializações no exterior: Ortoplastia, Bandagens elásticas e Podologia Esportiva.

Articulista de várias revistas da área

Vem lançando DVDs com procedimentos Podológicos desde 2006

Promove Palestras, Estágios, Treinamentos e Aperfeiçoamentos e Capacitação para Podólogos, em todas as cidades do Brasil e Exterior.

Atua como professora e palestrante nos seguintes países:

Argentina, Perú, Equador, Chile, México e Uruguai

Atua como podóloga em seu consultório.

Nosso face:

Lixas podológicas, Lixas podológicas , Lixas podológicas , Lixas podológicas , Lixas podológicas , Lixas podológicas

Lixas para Podologia Saiba mais.

Lixas podológicas